Entre os dias 12 e 13 de agosto acontece o pico da chuva anual de meteoros das Perseidas, também conhecidos como "lágrimas de San Lorenzo". De acordo com o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), a atividade máxima deverá ocorrer na meia-noite da próxima segunda-feira. Desta maneira, a madrugada dos dias 12 e 13 deverá reservar um bom espetáculo a quem estiver disposto a observar o céu.
Este fenômeno é assim chamado por causa do ponto do céu em que está localizado o seu radiante, na constelação de Perseu - estes meteoros não têm origem nesta constelação, mas ela serve como referência espacial.
Regiões mais ao norte do Brasil têm uma melhor visualização da chuva de meteoros. Quanto mais ao sul, mais baixa no céu estará a constelação de Perseu. Para a região sudeste do Brasil, a Constelação de Perseu nasce por volta das 2h ao Norte. Esta constelação está à esquerda da de Touro, e pode ser encontrada pela brilhante estrela Aldebaran (chifre do touro) e do aglomerado estrelar das Plêiades (M45).
Desta vez, a luminosidade da Lua, em fase crescente, não deverá atrapalhar a observação, já que o nosso satélite irá se pôr no começo da noite. Este chuva de meteoros ocorre anualmente quando a Terra cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, que passou próximo do Sol pela última vez em 1992.
0 comentários:
Postar um comentário